[ARTIGO] Como a Tecnologia Influencia na Segurança do Voo? | Morini Air
Como ter Acesso mais Rápido às Aulas Práticas de Voo
7 de novembro de 2016
Qual o Melhor Modelo de Avião para Aprender a Voar?
21 de novembro de 2016

Como a Tecnologia Influencia na Segurança do Voo?

Os avanços tecnológicos são consequências da natureza do ser humano de sempre querer evoluir. Independente da condição financeira ou região onde moramos, estamos sempre em busca de processos e ferramentais mais seguras, confortáveis e eficientes no nosso dia-a-dia.

E com aviões, essa “aspiração em evoluir” é ainda mais expressiva, sendo responsável por avanços significativos nas tecnologias de voo que englobam desde a parte mecânica e elétrica (como motores, freios, sensores, painéis etc) até aspectos de design, que influenciam a aerodinâmica e eficiência energética da aeronave.

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia na aviação, dados coletados desde a década de 60 mostram que, em mais 80% dos casos de acidentes com aeronaves, as causas estavam relacionados à negligência do piloto e/ou erros mecânicos, como erros de navegação, informações incompletas (ou erradas) e procedimentos inadequados de voo.

O que isso significa?

Apesar das centenas de variáveis externas pelas quais uma aeronave é submetida quando está voando – sendo as principais relacionadas às condições climáticas -, a maior parte dos acidentes aéreos ainda são consequências de falhas humanas. Só para citar alguns:

2002 – No dia 1 de Julho de 2002 um avião caiu, em Uberlinger (Alemanha) após conflito de informações entre controladores terrestres e o piloto.

1997 – No dia 26 de Setembro de 1997, na Indonésia, um avião acabou entrando em um terreno montanhoso devido erros na leitura de posicionamento e colidiu devido o despreparo do piloto.

1996 – No dia 7 de Novembro de 1996 um piloto que estava sobrevoando a Nigéria achou que tinha corrigido a posição da aeronave para a altitude correta e acabou colidindo com outra aeronave, alguns minutos depois.

Esses (e muitos outros) acidentes poderiam ser evitados pelo piloto? Certamente sim, porém quando se trata de aeronaves, existem dezenas de outros fatores que precisam ser levados em consideração do que apenas a responsabilidade do piloto.

Painéis analógicos e suas desvantagens

Atualmente não existem pesquisas oficiais relacionando os acidentes aéreos com os tipos de painéis utilizados pelas aeronaves, mas é notório – principalmente por pilotos mais experientes – que painéis analógicos apresentam muito mais dificuldades em obter informações rápidas e precisas, impedindo muitas vezes que o piloto possa tomar as medidas necessárias antes que seja tarde demais.

Além disso, o fato de aviões com painéis analógicos oferecerem muito menos recursos e informações que os painéis digitais e, a atenção do piloto é ainda mais decisiva na segurança do voo.

Painel digital em aeronaves: um “detalhe” que importa

A maior vantagem de aeronaves modernas e com painéis digitais – como as Aeronaves Diamond – é, sem dúvidas, a grande variedade de informações que são apresentadas ao piloto durante todo o voo, sempre de forma rápida e precisa.

Não nos entenda mal: a habilidade e responsabilidade do piloto ao pilotar uma aeronave ainda é fundamental e indispensável, mas da mesma forma que um marceneiro pode construir uma mesa de melhor ou pior qualidade, dependendo da madeira utilizada, um piloto também pode se beneficiar (e muito) com uma aeronave mais moderna, que permite um gerenciamento de adversidades mais preciso e eficiente.

E é por isso que a Escola de Aviação Morini Air foi a primeira escola brasileira a trazer para o Brasil algumas das aeronaves mais modernas e conceituadas do mundo.

Com painéis totalmente digitais e tecnologias de ponta, as Aeronaves Diamond permitem um voo muito mais seguro e tranquilo para o piloto e os passageiros.

Quer aprender a pilotar na escola de aviação mais inovadora do país? A Escola de Aviação Morini Air possui um aeroporto próprio e opera a partir de padrões internacionais de qualidade, dos procedimentos às aeronaves!

1 Comentário

  1. Cláudio Requena disse:

    Veja sou o Cláudio Requena, tenho 55 anos tenho nível superior e estou indo morar em Goiania GO, oque fazer para me inscrever como Aluno?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *