[ARTIGO] Quero ser piloto, por onde começo? | Morini Air
Tudo o que você precisa saber sobre os melhores Aviões para Escolas de Aviação
16 de janeiro de 2017

Quero ser piloto, por onde começo?

Muito comum vermos pessoas apaixonadas por aviação e que sonham se tornar piloto, mas que sempre têm aquela dúvida que por vezes acaba sendo uma âncora, impedindo que se saia do lugar e inicie sua formação aeronáutica. Chega de esperar, é hora de ir atrás!

A primeira coisa a se levar em conta ao identificar esse desejo dentro de si, é fazer uma análise fria do que será necessário para sair da inércia e se movimentar em busca do seu objetivo.

Qual o primeiro passo?

Se você está lendo isso ou fazendo pesquisas na internet, o primeiro passo já foi dado. Mas é necessários fazer um plano, entendendo antes de tudo quais as ações imediatas. O primeiro passo é a geração de um Código ANAC, número esse que irá te acompanhar durante toda sua carreira aeronáutica. A geração é gratuita e rápida, feita pela internet mesmo. Click aqui e solicite já o seu.

Após entender os pré-requisitos básicos para poder iniciar um curso prático de pilotagem como Piloto Privado, o candidato deve realizar o famoso CMA (Certificado Médico Aeronáutico). São exames médicos realizados em clínicas credenciadas pela ANAC e que oferecem todos exames de forma rápida e com excelente atendimento. Geralmente, em 24h seu CMA já estará devidamente associado ao seu recém criado Código ANAC, estando apto, é hora de seguir em frente.

E agora, vou voar ou estudar?

Você já pode começar a voar, porém é importante frisar que o Piloto Aluno deverá realizar a famosa Banca da ANAC, que é composta por 5 provas das matérias que compõem a formação do piloto. É obrigatória a aprovação nessa banca para poder dar prosseguimento ao curso. O curso prático de Piloto Privado é composto de 3 fases, onde para passar da 1ª fase (a chamada pré-solo) o aluno deve ser aprovado na banca, e assim obtendo a CHT (Certificado de Conhecimentos Técnicos). A primeira fase tem em média a duração de 20 horas de voo, as quais podem ser feitas sem a banca.

É ai que surge a dúvida de começar a voar e estudar em paralelo, ou estudar primeiro e fazer a banca para poder começar a voar e não mais parar. essa é uma decisão sua, pois cada um tem um ritmo de voos e de absorção de conhecimento. Há alunos que somente podem voar nos finais de semana, dessa forma é possível voar e em paralelo estudar para a banca, assim, o final da fase pré-solo tende a coincidir com o momento de fazer a banca.

A resposta para essa questão é: você sempre terá que estudar. Durante o curso prático é necessário sempre estar estudando as manobras, relembrando conceitos, planejando os voos e estudar o manual. Logo, voar e estudar será uma constante a partir do momento em que decidir tornar-se piloto.

Você consegue!

Não existe “não ter tempo”. Se algo é realmente importante, você encontrará tempo. Pesquise e se organize, reserve tempo para estudar. Todos pilotos que você conhece passaram por isso, tinham mais tempo pra se dedicar, outros tiveram que encontrar o espaço em suas agendas. Mas tenha sempre em mente que você consegue! Não é tão difícil quanto parece.

Conclusão

Não existe muito segredo. Aviação é paixão, mas é muito esforço e comprometimento. Quando se quer muito algo, aquilo se torna fácil, e no caso da aviação, até mesmo prazeroso. Diante do cenário que o mercado aeronáutico proporciona e irá proporcionar nos próximos anos, é necessário se mexer agora e estar pronto.

Interessante citar um trecho do livro de nosso fundador Fabrício Morini, um empreendedor nato e com enorme talento e acima de tudo uma pessoa que coloca a mão na massa; ele cita 3 mandamentos para quem quer empreender (você que quer se tornar um piloto, não se engane, é uma forma de empreender usando como principal ativo a sua força de vontade em conjunto com as habilidades adquiridas com treinamento de qualidade), são elas:

  1. Faça agora
  2. Faça agora
  3. Faça agora

Não tem fórmula mágica. Comece agora! Mova-se!

Ficou curioso? Envie-nos um e-mail para contato@moriniair.com e peça um orçamento para começar a voar as aeronaves de instrução mais modernas do mundo.

Clique aqui para ver mais informações técnicas sobre os aviões Diamond – inclusive aqueles usados em nossas aulas práticas de voo.


Agora, se você deseja iniciar a sua jornada como piloto e aprender a voar na escola de aviação mais moderna do Brasil, entre em contato agora mesmo com a Escola de Aviação Morini Air e tenha à sua disposição para treinamentos as melhores aeronaves do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *